sexta-feira, 9 de março de 2012

GREVE DOS MÉDICOS: Governo do Piauí diz que não tem dinheiro para atender reivindicações

A Secretária Estadual de Saúde, Lilian Martins, falou na quarta-feira(7) da paralisação dos médicos do estado iniciada na segunda-feira (5). Destacou os aumentos já concedidos a categoria, comparou com o que os médicos estão reivindicando, a posição do governo.

Aumentos já concedidos
Os médicos ativos tiveram um aumento de 61,81%, os aposentados tiveram de 161,42% e os pensionistas de pensionista de 157,57%. Esse foi o ganho real ocorrido durante os anos de 2010 e 2011. Agora em 2012 os médicos tiveram um aumento de 7,1%.

Reivindicação dos médicos
O que eles estão reivindicando é o indicativo de piso, o que não é lei, é bom que isso fique claro, não se pode falar em lei, não existe legislação para isso. É um indicativo defendido pela categoria nacional. Eles fizeram uma proposta, o valor hoje seria de R$ 9.166 pra início para médico que trabalha 20 horas semanais e no final de carreira em torno de 17 mil.

Posição do governo
O que o governador colocou é que está impossibilitado devido às condições financeiras do estado, e até da lei de responsabilidade fiscal de se pagar esse valor. Nós hoje somos o 6º maior salário. 

O governo do estado está aberto, mas tem que ter uma proposta razoável, o problema é que a proposta que está sendo colocada o governo não tem condição de atender. Tem a educação, tem a saúde, tem os outros servidores e tem os outros servidores da saúde. 
blog do cristiano phb..

Nenhum comentário:

Postar um comentário