segunda-feira, 12 de março de 2012

Tartarugas do Delta participa do Congresso Brasileiro de Zoologia

A equipe técnica do Projeto Tartarugas do Delta participou do 29° Congresso Brasileiro de Zoologia (29° CBZ), que aconteceu entre os dias 5 e 9 de março de 2012, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador.
Visita a base do projeto TAMAR na Praia do Forte
Nesta edição o encontro abordou o tema ‘Biodiversidade e Memória’,  o evento teve uma programação científica abrangente e diversificada e como proposta promoveu a cooperação entre profissionais, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, além de empresas.
Participação no congresso
- Todos estes atores, juntos tiveram a oportunidade de refletir sobre a importância da área, além de discutir sobre as suas responsabilidades e perspectivas futuras – explicou a coordenadora Técnica do Tartarugas do Delta, bióloga Werlanne Magalhães.
Esta foi a segunda vez que o projeto sediado no litoral do Piauí participou do evento, a primeira aconteceu em 2008 na 27ª edição realizada em Curitiba, capital do Paraná.
No congresso de Salvador o projeto patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, contribui com a difusão de conhecimento. Através de apresentação de trabalhos  científicos foram repassadas informações sobre a presença das tartarugas marinhas na região da APA Delta do Parnaíba.
Conhecendo o espaço infantil e o trabalho desenvolvido pela escolinha TAMAR 
- Durante o congresso também tivemos a oportunidade de conversar com a equipe do TAMAR e fazer uma visita em suas duas bases naquela região: em Arembepe e na Praia do Forte, para conhecer o trabalho de educação ambiental realizado por eles, bem como discutir um pouco sobre algumas informações técnicas – revelou a bióloga Werlanne.
Conhecendo as atividades de EA realizadas na Base do projeto TAMAR de Arembepe 
O Congresso Brasileiro de Zoologia contou com a presença de Nelson Papavero que foi um dos principais colaboradores do Plano Nacional de Zoologia do CNPq. Durante longo período trabalhou no Museu de Biologia da USP e no Museu Emílio Goeldi, no Pará.
- É necessário preservar o patrimônio material como também o cultural. As teorias mudam constantemente, mas as bases de dados são eternas e devem ser resguardadas com todo cuidado – disse Nelson Papavero no evento em Salvador.

Apresentação do trabalho no CBZ 2012 monitoramentos
Apresentação do trabalho no CBZ 2012 EA

"Alimentando os tubarões base projeto TAMAR na Praia do Forte"
blog do cristiano phb..
Fonte;  blog do pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário