domingo, 20 de novembro de 2011

Baleia de 4 metros e 800 quilos encalha no litoral do Piauí

Por volta das 13h deste sábado (19) kitesurfistas identificaram uma baleia encalhada próximo ao Porto de Luís Correia na praia conhecida por Canto dos Vieiras, distante cerca de 10 quilômetros da Praia da Pedra do Sal em Parnaíba.
Os velejadores relataram ao Proparnaiba.com que o animal ainda estava com vida e cerca de dez pessoas tentaram reintroduzi-lo na água, porém sem sucesso em virtude do peso do animal.
- Tentamos contato com o IBAMA e Corpo de Bombeiros, mas não conseguimos – revelou o kitesurfista Vinícius.
Em virtude da maré baixa a baleia morreu pouco tempo depois, trata-se de um jovem macho da espécie Baleia-piloto de Peitorais Curtas que mede cerca de 4,10 metros e pesa cerca de 800 quilos. O cetáceo apresentava marca de arpão e algumas lesões em seu corpo em virtude do encalhe.
Ao serem informados sobre o óbito do animal, os biólogos do Projeto Tartarugas do Delta entraram em contato com a Aquasis que realiza a preservação de cetáceos nesta região para informar sobre a ocorrência. Conforme relatou ao Proparnaiba.com a coordenadora Técnica do Tartarugas do Delta, bióloga Werlanne Santana, após a análise das fotos da baleia, os técnicos da Aquasis confirmaram que se trata de um indivíduo monitorado pela entidade que havia encalhado no último final de semana na costa cearense.
blog do cristiano phb 

Nenhum comentário:

Postar um comentário