quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012


PCCS dos profissionais da Saúde beneficia 7 mil servidores

A solenidade aconteceu com a presença de parlamentares, sindicalistas, conselheiros e servidores.

Hérlon Moraes Ccom
Lilian Martins entrega plano de cargos (Foto:Francisco Leal)
A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) presenciou um momento histórico, na manhã desta terça-feira (7). A secretária de estado da Saúde, Lilian Martins, acompanhada de representantes de várias categorias, entregou ao Poder Legislativo a mensagem do Governo do Piauí que cria o Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos profissionais da saúde do Piauí. Reivindicação antiga, o PCCS vai beneficiar cerca de 7 mil servidores.
A solenidade aconteceu no gabinete do presidente da Casa, Themístocles Filho, com a presença de vários parlamentares, presidentes de sindicatos, conselhos e servidores da Alepi.
Lilian Martins disse que o plano vai recuperar perdas que ao longo do tempo os profissionais da saúde tiveram. "Nós tivemos muitas perdas, eu digo nós porque sou profissional da saúde. Pessoas que já passaram do tempo de se aposentar, agora terão a oportunidade. É um avanço importante, restrutura a carreira", afirmou a secretária.
De acordo com a gestora, o plano é dividido em seis etapas. Ao final, os servidores vão acumular um reajuste que supera 200%. "Não é o que eles mecerem, mas é o que foi possível. O governador Wílson Martins foi extremamente sensivel e chegou ao limite para poder nos atender", lembra.
Emocionada, Lilian Martins disse que era importante estar com as categorias naquele momento, considerado por ela histórico. "Eles (servidores) compreenderam e ajudaram a construir esse plano. Nós nos sentimos mais motivados. Confesso que há um tempo eu não tinha expectativa que isso aqui poderia acontecer e, hoje, estamos coroando com êxito uma proposta que foi construída com todos os sindicatos de forma democrática. São esses momentos que fazem que tenhamos orgulho em ser secretária da Saúde", afirma.
Para Bartolomeu Gaspar, representante do Sindicato dos Servidores de Saúde Pública do Estado do Piauí (Sindespi), os servidores, até 2014, terão aumento salarial duas vezes por ano. "Em 2012, serão 10% em maio e novembro. Em 2013, serão 10% em maio e 15% em novembro. Já em 2014, teremos 25% em maio e 30% em novembro. Estamos felizes com esse momento", disse o sindicalista.
Elizabete Duarte, presidente do Sindespi, ressaltou que independente da qualificação, o profissional vai chegar ao topo da carreira. "Esse plano é uma conquista ímpar para todos nós", disse.
Segundo o presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Piaui (Senatepi), João Sérgio Moura, os profissionais vão poder se aposentar em tempo hábil. "A secretária manteve sua palavra e sua postura. Não é o ideal, mas é o melhor plano que já tivemos", declarou.
O PCCS é dividido em três grupos: ocupacional de nível superior, nível médio e auxiliar. A lei não se aplica aos médicos, que são regidos por legislação estadual própria e aos demais profissionais de saúde que não desenvolvam atribuições diretamente ligadas a ações de saúde pública.
O Plano segue para as comissões técnicas da Alepi e, segundo o presidente da Casa, a votação final em plenário deve ocorrer até o dia 10 de março. O impacto na folha já em maio, mês em que começa a vigorar, gira em torno de R$ 1 milhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário