domingo, 25 de setembro de 2011

Velejador encontra golfinho morto na Praia do Coqueiro em Luis Correia

No começo da tarde deste sábado, dia 24, na Praia do Coqueiro em Luís Correia, no litoral piauiense, um dos velejadores que participam do campeonato de kite e surf em frente ao hotel Aimberê encontrou um boto-cinza-marinho boiando próximo à praia durante intervalo das baterias.

Ao constatar que o animal, também conhecido por golfinho tucuxi, estava morto, o kitesurfista trouxe o boto para a areia. Os competidores fizeram contato com biólogos dos projetos ambientais no litoral piauiense, Tartarugas do Delta e Aquasis, que foram até o local onde o animal foi achado.

“Não conseguimos identificar de imediato o que pode ter ocasionado a morte do golfinho, ele será levado para análise no laboratório da Universidade Federal do Piauí em Parnaíba para sabermos se o óbito tem a ver com ingestão de lixo ou algo do tipo. O boto-cinza é um mamífero que faz parte da fauna da Área de Proteção Delta do Parnaíba e sua presença é comum nas praias dessa região”, explicou a bióloga Werlanne Santana.

Os técnicos lamentaram que ao receberem o golfinho, os olhos do animal tinham sido retirados por um pescador. “Existem várias lendas em torno do olho do boto e isso motiva este tipo de atitude de algumas pessoas”, explicou a bióloga.

O animal foi levado para o campus da UFPI em Parnaíba e após análise, o golfinho ficará disponível para observação da comunidade no Centro de Visitação do Projeto Tartarugas do Delta, localizado no SESC Praia em Luís Correia.
blog do cristiano phb 
fonte :Jornal da Parnaíba 

Nenhum comentário:

Postar um comentário