quinta-feira, 16 de junho de 2011

Fotos do último eclipse lunar do ano visto do litoral do Piauí


Foto: Francisco Brandão para o Proparnaiba.com
Por volta das 18h desta quarta-feira (15) já era foi possível ver no litoral do Piauí a Lua mudar de cor, do seu cinza habitual para uma cor alaranjada. A evolução do último eclipse total da Lua neste ano no Brasil foi fotografado pelo Proparnaiba.com.
Fotos: Francisco Brandão.
Eclipses lunares acontecem em média duas vezes por ano. O fenômeno acontece quando a Terra fica diretamente entre o Sol e a Lua, bloqueando os raios solares – isso projeta uma sombra do planeta sobre a Lua. À medida que o satélite natural da Terra se move e entra na área de sombra, acaba mudando de cor.
Essa mudança acontece porque alguns raios do Sol ainda conseguem passar pela atmosfera da Terra, sofrem um desvio e chegam à Lua. Nossa atmosfera acaba filtrando a maior parte da luz azul, deixando o vermelho que é visível no eclipse lunar. Partículas de poluição ou aquelas geradas por vulcões, por exemplo, podem alterar ainda mais essa coloração.
O eclipse começou oficialmente hoje às 14h24, mas só foi possível ver a olho nu no final da tarde. Durante cerca de uma hora os movimentos deste fenomeno foram fotografados pelo Proparnaiba, veja o resultado:
Com informações do R7, Francisco Brandão para o Proparnaiba.com
Edição de vídeo: Glauber Rodrigues para o Proparnaiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário