quinta-feira, 21 de julho de 2011

Empresa anuncia construção de nova Usina Eólica no Piauí

O Piauí terá um novo parque eólico. A empresa Tractebel Energia, que instalou a energia Eólica da Pedra do Sal, confirmou a construção de um novo parque eólico no Estado. Dentro do projeto, a empresa irá instalar cinco parques eólicos no Nordeste, sendo uma no Piauí e quatro no Ceará. Segundo informações preliminares da empresa, a usina no Piauí ficará situada no Porto das Barcas, no município de Parnaíba e as obras terão início até o final deste ano.

As cinco usinas totalizarão 145,6 MW de capacidade instalada e investimento de R$ 630 milhões. Na primeira etapa da obra estão sendo realizados o projeto executivo e a fabricação de equipamentos, ficando a Siemens responsável pelo fornecimento e a montagem das 63 turbinas modelo SWT 2.3-101, de 2,3 MW cada.

O presidente da Tractebel, Manoel Zaroni Torres, ressaltou ao jornal que a maior parte da capacidade comercial desses projetos já foi vendida no mercado livre. Para Zaroni, a comercialização desses projetos eólicos no mercado de energia incentivada é uma alternativa inovadora da empresa, pois permite a ampliação da oferta para os consumidores livres especiais (aqueles com demanda entre 0,5 MW e 3 MW), que somente tem acesso ao mercado livre mediante a contratação deste tipo de energia.

A Tractebel Energia tem 22 usinas em quase todas as regiões do Brasil. No Piauí, ela já possui a única usina eólica do Estado, a usina da Pedra do Sal, que funciona desde 2009 e tem capacidade de produção de 19MW por meio de 20 aerogeradores. Há ainda no Piauí um projeto de ampliação da Usina da Pedra do Sal, bem como a implantação de outra usina eólica no município de Paulistana.

Por Nayene Monteles
Edição blog do cristiano phb

Nenhum comentário:

Postar um comentário