domingo, 24 de julho de 2011

Filhotes de Tartaruga Gigante nascem no litoral do Piauí

Tartarugas de couro. Espécie mais ameaçada de extinção.
Na madrugada deste domingo, dia 24, os técnicos do Projeto Tartarugas do Delta acompanharam o nascimento de mais de 40 Tartarugas de Couro ou Tartaruga Gigante na praia da Pedra do Sal em Parnaíba, litoral do Piauí.
A saída dos filhotes do ninho durou cerca de duas horas, após a eclosão os biólogosdo Tartarugas do Delta conduziram os animais até o mar onde foi realizada a soltura.
Para a coordenadora técnica do projeto, bióloga Werlanne Santana, o número de Tartarugas de Couro que nasceu durante a madrugada pode ser considerado um fenômeno bastante positivo porque a destruição dos locais de desova e a baixa taxa de sobrevivência das tartaruguinhas recém-nascidas torna esta espécie a mais ameaçada de extinção.
“Em virtude da complexidade da Tartaruga de Couro e pela baixíssima natalidade desse animal se comparado com outras espécies, ter o nascimento de mais de 40 filhotes na praia da Pedra do Sal nos deixa muito animados com o trabalho que estamos realizando”, explicou a bióloga.
A Tartaruga de Couro ou Gigante é o símbolo do projeto piauiense patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, o animal pode chegar a medir dois metros de comprimento de casco, pesar 900 quilos e viver em média um séculos. A praia da Pedra do Sal em Parnaíba é a principal área de reprodução da Tartaruga de Couro no litoral do Piauí.
blog do cristiano phb
fonte: proparnaiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário