segunda-feira, 25 de julho de 2011

MÉDICINA NA UFPI: Serão disponibilizadas 50 vagas para Parnaíba e a previsão é de que o curso já seja ofertado no próximo ano

Oferta de curso de Medicina em Parnaíba e Picos ajuda a diminuir déficit de médicos

Campus Ministro Reis Velloso da UFPI em Parnaíba
Um levantamento feito pelo Ministério da Saúde e o Ministério da Educação concluiu que há carência de médicos no Brasil, principalmente em cidades do interior. Os dois ministérios reconhecem a necessidade de mais profissionais na área médica para atuar nas regiões Norte e Nordeste.
O primeiro objetivo é criar 2,5 mil novas vagas nos cursos de Medicina, para aumentar o número de médicos por habitante em todo o país, conforme as recomendações dos organismos internacionais. O Brasil forma cerca de 16,5 mil médicos por ano e a meta do governo é elevar esse número para 19 mil por ano. Com isso, o país poderia passar de 1,8 médico para cada mil habitantes para 2,5 médicos, até 2030.
A Universidade Federal do Piauí sai na frente e já no próximo ano a UFPI passa a ofertar 100 novas vagas em Medicina. Isso porque o Ministério da Educação já autorizou a instalação do curso nos campi de Parnaíba e Picos. Em recente reunião com o ministro Fernando Haddad, o reitor da UFPI, Luiz de Sousa Santos Júnior, apresentou dados que comprovam a expansão da instituição, o que encantou o ministro.
Serão disponibilizadas 50 vagas para cada campi e a previsão é de que o curso já seja ofertado no próximo ano.
"Mostramos ao ministro o sucesso que está sendo a interiorização da UFPI nas principais cidades do Estado como Parnaíba, Picos, Bom Jesus e Floriano. Já temos programas de pós-graduação no interior e tudo isso confere qualidade e credibilidade a nossa instituição", disse o reitor.
O curso de Medicina da UFPI está entre os cinco melhores do país de acordo com a avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes.
Jornal da Parnaíba | UFPI
blog do cristiano phb..

Nenhum comentário:

Postar um comentário